De Canaã a Nova Jerusalém

Veja a tradução da música aqui.

A Bíblia revela o plano de salvação de Deus para o homem e simbolicamente cada pessoa distinta da Trindade personifica parte deste plano. Vamos ver a interação simbólica entre o plano de salvação de Israel e a Trindade.

Quando o povo de Israel ainda estava no Egito, cativo à trabalhos forçados, eles experimentaram a Trindade por meio de figuras simbólicas. Sempre seguindo esta ordem: Jesus, Espírito Santo, Deus Pai e a Trindade em si.

Quando Deus chamou a Moisés para libertar seu povo do Egito, Ele mandou dez pragas para que o coração de Faraó se declina-se ao pedido de Moisés. Em relação a última praga, a dos primogênitos, Deus deu a seguinte ordem: “tome cada um para si um cordeiro…o qual tomareis…sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem”. Este cordeiro seria sacrificado para que os primogênitos de Israel não fossem mortos pelo Anjo da Morte. Após a saída do povo de Israel do Egito, o Cordeiro foi tomado como comemoração pela saída do Egito, ou seja, a Páscoa.

Jesus é o Cordeiro Pascoal, Ele deu a si mesmo em sacrifício para que não fôssemos condenados, e assim salvos da morte. A morte do cordeiro significou a saída do Egito, a morte e ressurreição de Jesus marcou a nossa saída do mundo que é simbolicamente o Egito.

Após a saída do povo do Egito houve a passagem do deserto, na qual para que não passassem fome, Deus mandou o maná. Todo dia o maná caia do céu para o povo de Israel. Se o maná fosse guardado sem comer para o outro dia, apodrecia e cheirava a animal morto. A ordem de Deus foi colher o maná apenas para o seu próprio dia e nunca para o seguinte.

O Espírito Santo é o nosso maná diário, foi nos dado para estar todos os dias conosco, Ele é o Consolador, está sempre ao nosso lado para nos aconselhar, nos dar a vida de Deus, guiar as nossas ações dos dia-a-dia. Quando recebemos dons e a graça do Espírito Santo e não aplicamos isso a nossa maneira de viver, é como guardar o maná para o dia seguinte. Sempre devemos estar praticando a doutrina e os dons que recebemos do Espírito Santo, que nos vivifica todos os dias.

Depois de muito tempo no deserto, Deus viu que seu povo estava muito distante de sua presença e que Ele precisava estar no meio de seu povo escolhido. Então, Deus ordenou a Moisés que construísse o Tabernáculo e seus ornamentos, entre eles, a arca da aliança, onde ficava a presença de Deus no meio dos querubins do Propiciatório (tampa).

Hoje Deus tomou lugar em nosso coração e lá colocou seu Tabernáculo do qual somos sacerdotes: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo“(1 Pedro 2. 5). E assim faz-nos sentir a sua presença e nos santifica com seu amor, para vivemos o melhor do que Deus preparou para nós.

Após toda a caminhada do deserto, o povo chegou ao alvo de Deus e o plano de salvação de Israel, a terra de Canaã. Na terra, toda as figuras simbólicas da Trindade estavam reunidas, tudo aquilo que o povo precisava havia na terra. A terra representa o caminho espiritual do crente para o céu, todas as suas riquezas naturais simbolizam a experiência do crente com Cristo.A terra representa tudo aquilo que Deus preparou para Israel.

Deus preparou para a sua Igreja uma morada no céu, uma terra celestial, a Nova Jerusalém. Nela está reunida a Trindade e o plano de Deus de estar junto seu povo novamente pela eternidade estará completado. A terra celestial significa a união entre o Criador e a Criatura.

Vemos que a Trindade está presente na nossa caminhada cristã desde o tempo da Lei. Como Israel conseguiu chegar ao seu alvo que é a terra de Canaã, também devemos nos preparar e prosseguir para o nosso alvo.

Que Deus os abençoe!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s