A Tenda da Presença de Deus. Parte 7# – O Trono da Graça.

Mais um post, e ultimo, sobre a Tenda do Senhor. Ore e peça para que Deus lhe mostre a Verdade, dê uma chance ao Criador.

Veja aqui os links dos posts desta série:

A Tenda da Presença de Deus. Parte 1# – Eu sou a Porta.

A Tenda da Presença de Deus. Parte 2# – A oferta do altar do holocausto.

A Tenda da Presença de Deus. Parte 3# – O Rio vivo.

A Tenda da Presença de Deus. Parte 4# – Pães e filhos do Altíssimo.

A Tenda da Presença de Deus. Parte 5# – “Deixa penetrar a Luz…”

A Tenda da Presença de Deus. Parte 6# – Um intercessor que vive e AMA.

No Santo dos Santos, a primeira parte da Tenda tinha a mesa dos pães, o candelabro e o altar de incenso. Separado desse lugar, temos o Lugar Santíssimo, que era onde ficava o Trono de Deus: A Arca da Aliança, o bem mais precioso e famoso da Tenda. Tratava-se de uma arca de madeira revestida de ouro, com uma tampa que chamam de propiciatório, inteiramente de ouro, de um modo que formava uma peça só, com dois querubins, com as asas estendidas sobre a tampa e olhando para ela.

Dentro da Arca havia as duas tábuas da Lei de Moisés, a vara de Arão que floresceu e um pote de ouro com maná. Em êxodo, capítulo 25 e versículo 22, vemos que no meio dos querubins, acima da tampa, Deus falaria com Moisés, sendo ali onde Ele habitaria.

Vamos levar a Arca para os nossos dias, que é o mais interessante por agora: já tinha escrito antes que madeira representa a natureza divina. Pois bem, todos os objetos da Tenda tem relação com Jesus Cristo, por simbolismo, mas a Arca não representa somente o Filho, mas também o Pai. A Arca era de madeira (Jesus é humano) revestida de ouro (Jesus é Deus), mas a Tampa ou Propiciatório era inteiramente de ouro (o próprio Jeová, nosso Deus). Vemos a simbologia disso também no evangelho de João, capítulo 10 e versículo 30: “Eu e o Pai somos um.” (A tampa de Deus, sobre a Arca-Jesus).

Como já disse a Arca simboliza o Trono de Deus, onde o Sumo sacerdote, que era quem realizava os trabalhos religiosos dentro da Tenda, representando o povo de Israel, levava o sangue do sacrifício, em troca do perdão dos pecados, já que o salário do pecado é a morte; no caso, era aceito o sacrifício de um animal ao invés de um ser humano. Mas o mais sublime é que é aí que vemos o Supremo AMOR do Criador, pois o maior sacrifício pelos pecados foi a cruz de Cristo. Naquele momento de sua morte, Jesus como Supremo Sumo Sacerdote adentrou o Santo dos Santos ou lugar Santíssimo e expiou de uma vez por todas, todo o pecado daqueles que o aceitam como Supremo Senhor das suas vidas. Nesse momento o véu se rasgou, não por mero acaso, já que uma vez Deus disse que homem nenhum veria a sua face e viveria para se ter uma idéia do quanto o homem é um se caído (Êxodo, capítulo 33 e versículo 20). O véu se rasgou porque AGORA todos têm acesso a Deus através de Jesus, porque os que crêem nele já são santos.

Cristo morreu por você.

Cristo morreu por mim.

Cristo sofreu por nós.

O pote de ouro com maná também é um símbolo de que Jesus que vai distribuir o maná para os que vencerem o mundo, já que o maná é Ele mesmo e o guarda dentro de si, nosso alimento todo dia.

As tábuas da Lei de Moisés simbolizam que Jesus pode cumprir a Lei de Moisés e dizer “Dentro do meu coração está a Tua Lei” (Salmo 40 e versículo 8).

A vara de Arão era de amendoeira que é a primeira árvore que floresce na primavera. Isso nos traz a idéia de que Jesus traz da morte para a vida eterna, ou seja, do inverno para a primavera.

Enfim, não importa se a vida neste mundo é de um sofrimento incompreensível, porque o Cristo ressurreto prometeu que estaria conosco até a consumação dos séculos (Evangelho de Mateus, capítulo 28 e versículo 20) e com Ele somos mais que vencedores.

As portas da Salvação estão abertas, já que a Arca agora simboliza o Trono da graça, que é o favor de liberdade da loucura do pecado que Deus dá ao homem, mesmo que não mereçamos.

Que você que leu e que chegou, até aqui, tenha a consciência de que foi com a ajuda do Senhor (1º Samuel, capítulo 7 e versículo 12), e que abra o seu coração, sua mente, seu corpo para aquele que também se entregou por inteiro por você. Amém.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s