Canaã: A promessa além da realidade daqui.

Na chamada de Abraão houve uma promessa. Uma promessa tão grande que afetaria toda a humanidade e já afeta, pois esse homem se tornou um exemplo de fé tão grande que surpreendeu o Criador, assim também como Jesus foi surpreendido pelo centurião em Mateus capítulo 8 e versículo 10.

O Senhor disse a Abrão que ele herdaria uma terra muito rica, que a sua descendência, seria como as estrelas do céu e que seu nome seria reconhecido em todo o mundo. No capítulo 23 de Gênesis vemos a morte de Sara, sua mulher. É aqui que quero chegar: a Bíblia nos mostra que antes de Abraão morrer ele ficou apenas com uma parte da terra prometida, a sepultura de Sara, que ficava em Canaã.

Isso significa que a promessa a Abraão não foi cumprida? Não. Claro que o povo de Israel conquistou a promessa, por meio de seus descendentes, mas a terrena. Por que a promessa já era também para nós que por algum acaso abra a Bíblia no capítulo 23 de Gênesis: Assim como Sara, podemos morrer. Assim como Abraão, podemos não desfrutar de todas as coisas de luxo desta terra, mas temos a promessa de ter uma vida eterna ao lado do amor sem fim de Jesus, onde não haverá mais choro, nem pranto, nem dor (Apocalipse, capítulo 21 e versículo 4). Essa é nossa terra prometida a Canaã do céu eterno para aqueles que acreditam na morte e ressurreição de Jesus, o filho de Deus e o seguem de todo o espírito pelo Espírito.

Veja, Abrão errou ao levar seu sobrinho Ló com ele, quando Deus disse claramente que só ele fosse sair de casa para a terra prometida. Moisés matou uma pessoa no Egito. Davi matou um homem para ficar com a sua mulher… A lista é grande, mas não quero aqui focar os pecados de outros seres humanos, até porque eu também sou um pecador, mas perdoado. O foco disso tudo é o quanto Deus se importa conosco, restaurando vidas, tirando do fundo do posso e fazendo o convite para o lar eterno. Ele não se esqueceu de você ontem, nem hoje e não vai ser amanhã. Você talvez tenha dito ou pensado que Deus, se existe, não está nem aí pra você, mas procure ver a profundidade desse versículo:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João capítulo 3 e versículo 16).

“… Todo aquele…” não lhe diz nada? É amor sem querer saber o que você fez, sem lhe apontar e rir. Você sofre no mundo porque está longe dele e Ele quer te trazer de volta, mas a escolha é sua. O Senhor não vai se impor, nem lhe forçar. Ele lhe mostrou isso para que você veja que até os homens de deus na Bíblia não eram perfeitos e Jesus os quis quando se voltaram para Ele, pois de Abraão saiu Israel o povo escolhido. Moisés foi porta-voz de Deus para tirar esse povo do Egito e Davi foi rei, mas além de rei teve a promessa de que a sua descendência reinaria para sempre (preciso dizer que da descendência dele veio o amado Jesus?). A todos eles foi dada a promessa da vida em abundância, a Canaã prometida do fim de tudo, onde iremos descansar do que passamos aqui.

“… Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos dos apóstolos, capítulo 16 e versículo 31)

Leia a Bíblia, visite uma igreja evangélica cristã e aceite a Cristo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s