O Evangelho em Icônio, Listra e Derbe

Paulo e Barnabé chegaram à cidade de Icônio, e foram a te a sinagoga daquela cidade, e pregaram ousadamente a palavra de Jesus, de tal modo que se ajuntou uma grande multidão. E Deus permitia que pudessem fazer milagres e prodígios com as mãos.

Foi da vontade de Deus que a pregação do evangelho fosse acompanhada por sinais miraculosos para confirmar a veracidade do evangelho, assim, também o crente salvo em Cristo pode fazer estes sinais, como diz em Marcos 16. 17 e 18:

“E estes sinais se seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsão demônios; falarão novas línguas”;

“Pegaram nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporam as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

A cidade foi dividida em duas partes, um grupo de pessoas que ouviu a palavra de Deus e creu estavam do lado de Paulo e Barnabé, e outro grupo que estavam pelo lado dos judeus incrédulos. E sabendo que os judeus queriam apedrejá-los, fugiram para Listra e Derbe, e mesmo em fuga, pregaram o evangelho ali.

Existia um homem assentado em Listra que era coxo desde que nasceu, creu nas palavras de Paulo e Barnabé, e estes vendo que o coxo tinha fé, Paulo disse: “Levanta-te direto sobre os teus pés”. E este homem levantou-se e andou. O conhecimento da fé do coxo, por Paulo, veio certamente através do Espírito Santo. Paulo passou, então, a encorajar a fé desse homem, ordenando que ele ficasse de pé.

E o povo daquela cidade vendo o que Paulo fez, começaram a compará-los aos deuses gregos, chamando a Paulo de Mercúrio, e a Barnabé de Júpiter. Quando, os apóstolos, ouvindo destas coisas, rasgaram as suas vestimentas e disseram que eram homens iguais a eles, mas que conheciam a palavra de Deus vivo. Dizendo isso, impediram que a multidão viesse sacrificá-los aos deuses. Mas sobraram alguns judeus de Antioquia e de Icônio e convencendo a multidão, apedrejaram a Paulo e trouxeram para fora da cidade, achando que ele estava morto.

E os discípulos se ajuntando ao redor de Paulo, que se levantou e no outro dia saíram com Barnabé para Derbe. Anunciando o evangelho em Derbe, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. Passando depois para a Pisídia, dirigindo-se para a Panfília e dali navegaram para Antioquia. Ali relataram aos cristãos daquela cidade como havia “abrindo a porta de fé aos gentios”.

Deus os Abençoe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s